Desafios 2018-04-24T14:40:33+00:00

DESAFIOS IGUÁ LAB

Desafio FINTECH

A Iguá tem o desafio de lidar com a alta inadimplência e a evasão de receitas nas cerca de 25 cidades em que atua, seja por meio de concessões ou parcerias público-privadas. Atualmente, são mais de 20 mil clientes inadimplentes, parte deles com acesso limitado ao crédito. Buscamos soluções para mitigar o risco de inadimplência e criar crédito, bem como sistemas automáticos de pagamento. Dessa forma, queremos evitar ações de corte de serviço pelo não pagamento de faturas para continuar garantindo o acesso do cliente à água tratada.
Como podemos reduzir a inadimplência e o risco de corte pela falta de pagamento?

Desafio PERDAS

No Brasil, cerca de 37% da água tratada é perdida na distribuição, seja por vazamentos, fraudes ou falhas na medição de consumo. As perdas representam grande desperdício, além de causar prejuízos financeiros e impactos no abastecimento público. A realidade das operações da Iguá é ainda mais desafiadora, tendo em vista a característica e a maturidade dos sistemas operados pela empresa. Apesar dos investimentos feitos na melhoria de redes, ainda enfrentamos o desafio de reduzir os índices de perdas em todas as cidades em que atuamos. Buscamos processos e sistemas inteligentes para detectar e combater vazamentos e fraudes e aperfeiçoar a medição de consumo e os sistemas de distribuição.
Como podemos combater as perdas de água nos sistemas de distribuição?

Desafio COMUNICAÇÃO

A percepção de valor do serviço de saneamento é baixa. Com redes subterrâneas e sistemas geralmente afastados das áreas centrais das cidades, muitas vezes o trabalho para levar água potável até as torneiras e afastar o esgoto das residências não é percebido pelo cliente. Os serviços são considerados caros. Para efeitos de comparação, basta dizer que o valor pago em um 1 litro de água mineral engarrafada corresponde a mais de 600 litros de água tratada. Temos o desafio de aumentar a percepção de valor dos serviços de saneamento e, para isso, precisamos perceber e encantar os nossos clientes. Necessitamos de canais mais eficientes para intensificar a comunicação com os clientes, receber suas opiniões e, assim, melhorar o a tomada de decisão para o nosso negócio.
Como podemos melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes para valorização do nosso negócio?

Desafio TREINAMENTO

Com mais de 1.500 colaboradores em cinco estados brasileiros, convivemos com uma realidade diversa que reflete as características do país. Temos equipes no sertão nordestino e em capitais nacionais. Profissionais que trabalham em campo e alocados em escritório, com diferentes níveis de conectividade. Com o compromisso de implantar programas massivos de treinamento, buscamos soluções inovadoras e diferentes que garantam a efetiva disseminação dos temas. São conteúdos como programa de compliance, informações técnicas, treinamentos gerenciais, entre outros. Procuramos estratégias de tecnologia da informação baseadas na colaboração, mobilidade e agilidade.
Como podemos disseminar treinamentos aos colaboradores e engajá-los?

Desafio TECNOLOGIA

Nos próximos cinco anos estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão na expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Serão construídos mais 100 km de redes e feitas milhares de novas ligações. Também realizaremos um programa de manutenção de mais de 350 mil ligações de água e esgoto. Buscamos soluções que tragam mais eficiência à infraestrutura de saneamento, seguindo princípios de cidades inteligentes. Ideias como automatização sistemas, monitoramento, otimização de manutenções e serviços.
Como podemos levar mais eficiência à infraestrutura de saneamento?

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