FAQ 2018-04-23T23:29:48+00:00

FAQ

Quem é a Iguá Saneamento? 2018-04-22T19:12:03+00:00

Atuamos no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas com municípios, estados e companhias públicas.

Atualmente estamos presentes em cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná –, por meio de 18 operações em cerca de 25 municípios, que, somadas, atendem a cerca de 6,6 milhões de pessoas.

O alcance da nossa prestação de serviços nos coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país.

Por que a Iguá quer inovar no setor de saneamento? 2018-04-22T20:10:04+00:00

Inovar na prestação direta ou indireta de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário implica em impactar o dia a dia de milhões de pessoas.

No universo da Iguá, inovar é quebrar paradigmas. Precisamos ter vontade de mudar e enxergar a importância de fazer diferente como um caminho para fazer melhor.

Procuramos inovação em diferentes esferas: na engenharia, nos processos de negócios, na gestão, nas finanças e no relacionamento com o cliente. Queremos trazer ideias novas para o planejamento e a execução dos serviços de saneamento.

Quais são os desafios do Iguá Lab? 2018-04-24T14:43:16+00:00

Procuramos startups que ofereçam soluções para tornar os nossos processos e serviços mais eficientes e inovadores.
Para esta edição, temos cinco grandes desafios: fintech, perdas de água, comunicação, treinamento de colaboradores e infraestrutura.

1) Desafio FINTECH
A Iguá tem o desafio de lidar com a alta inadimplência e a evasão de receitas nas cidades em que atua por meio de concessões. Atualmente, são mais de 20 mil clientes inadimplentes, parte deles com acesso limitado ao crédito. Buscamos soluções para mitigar o risco de inadimplência e criar crédito, bem como sistemas automáticos de pagamento. Dessa forma, queremos evitar ações de corte de serviço pelo não pagamento de faturas para continuar garantindo o acesso do cliente à água tratada.
Como podemos reduzir a inadimplência e o risco de corte pela falta de pagamento?

2) Desafio PERDAS
No Brasil, cerca de 37% da água tratada é perdida na distribuição, seja por vazamentos, fraudes ou falhas na medição de consumo. As perdas representam grande desperdício, além de causar prejuízos financeiros e impactos no abastecimento público. A realidade das operações da Iguá é ainda mais desafiadora, tendo em vista a característica e a maturidade dos sistemas operados pela empresa. Apesar dos investimentos feitos na melhoria de redes, ainda enfrentamos o desafio de reduzir os índices de perdas em todas as cidades em que atuamos. Buscamos processos e sistemas inteligentes para detectar e combater vazamentos e fraudes e aperfeiçoar a medição de consumo e os sistemas de distribuição.
Como podemos combater as perdas de água nos sistemas de distribuição?

3) Desafio COMUNICAÇÃO
A percepção de valor do serviço de saneamento é baixa. Com redes subterrâneas e sistemas geralmente afastados das áreas centrais das cidades, muitas vezes o trabalho para levar água potável até as torneiras e afastar o esgoto das residências não é percebido pelo cliente. Os serviços são considerados caros. Para efeitos de comparação, basta dizer que o valor pago em um 1 litro de água mineral engarrafada corresponde a mais de 600 litros de água tratada. Temos o desafio de aumentar a percepção de valor dos serviços de saneamento e, para isso, precisamos perceber e encantar os nossos clientes. Necessitamos de canais mais eficientes para intensificar a comunicação com os clientes, receber suas opiniões e, assim, melhorar o a tomada de decisão para o nosso negócio.
Como podemos melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes para valorização do nosso negócio?

4) Desafio TREINAMENTO
Com mais de 1.500 colaboradores em cinco estados brasileiros, convivemos com uma realidade diversa que reflete as características do país. Temos equipes no sertão nordestino e em capitais nacionais. Profissionais que trabalham em campo e alocados em escritório, com diferentes níveis de conectividade. Com o compromisso de implantar programas massivos de treinamento, buscamos soluções inovadoras e diferentes que garantam a efetiva disseminação dos temas. São conteúdos como programa de compliance, informações técnicas, treinamentos gerenciais, entre outros. Procuramos estratégias de tecnologia da informação baseadas na colaboração, mobilidade e agilidade.
Como podemos disseminar treinamentos aos colaboradores e engajá-los?

5) Desafio TECNOLOGIA
Nos próximos cinco anos estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão na expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Serão construídos mais 100 km de redes e feitas milhares de novas ligações. Também realizaremos um programa de manutenção de mais de 350 mil ligações de água e esgoto. Buscamos soluções que tragam mais eficiência à infraestrutura de saneamento, seguindo princípios de cidades inteligentes. Ideias como automatização sistemas, monitoramento, otimização de manutenções e serviços.
Como podemos levar mais eficiência à infraestrutura de saneamento?

Como faço para me inscrever? 2018-04-22T18:27:19+00:00

Acesse o site www.igualab.com.br, clique no menu inscrição e crie sua conta. Após criar sua conta, você deverá ler e aceitar o regulamento para ter acesso ao formulário de inscrição. Durante o preenchimento, caso queira salvar as informações e continuar a inscrição mais tarde, clique em SALVAR. Por favor, fique atento, pois se as informações não forem enviadas, a inscrição não será efetivada. Para finalizar a inscrição, é só clicar no botão ENVIAR.

Qual a data limite para a inscrição? 2018-04-22T18:29:14+00:00

As inscrições para o programa Iguá Lab já estão abertas! Você pode inscrever sua solução até o dia 15/06/2018 (23h59 – horário de Brasília).

Quantas inscrições posso fazer? 2018-04-22T18:30:14+00:00

É permitida somente uma inscrição por conta, ou seja, o envio de apenas um formulário por endereço de e-mail cadastrado em nosso site.
Cada negócio deve ser inscrito por apenas um dos sócios, devidamente cadastrado. É vedado que dois sócios inscrevam a mesma solução em separado.

Como sei se a minha inscrição foi realmente enviada? 2018-04-22T18:31:20+00:00

Após o envio do formulário, aparecerá uma tela com a seguinte mensagem “Você enviou sua inscrição para o Iguá Lab! Logo entraremos em contato. Obrigado!”. Além disso, você receberá uma mensagem de confirmação da sua inscrição no e-mail cadastrado em nosso site.

Ocorreu um erro em meu formulário de inscrição. O que eu faço? 2018-04-22T18:33:45+00:00

Caso ocorra algum erro em seu formulário de inscrição, entre em contato conosco pelo e-mail contato@igualab.com  informando o problema que resolveremos o mais rápido possível.

Enviei minha inscrição, mas quero editá-la. O que eu faço? 2018-04-22T17:35:54+00:00

Após o envio da inscrição, não é possível alterá-la.

Como é o processo de seleção para participar do Iguá Lab? 2018-04-22T17:37:39+00:00

O processo de seleção tem três fases:
1ª Fase – 23/04/2018 a 15/06/2018: recebimento das inscrições.
2ª Fase – 16/06/2018 a 09/07/2018: A equipe Iguá Lab avaliará os projetos recebidos e selecionará aqueles que possuem as soluções com maior aderência aos desafios propostos, de acordo com os critérios que constam no regulamento.
A equipe do Iguá Lab entrará em contato com os projetos pré-selecionados, os quais terão que enviar um vídeo, de no máximo 2 minutos, contando um pouco mais sobre o projeto.
Após a análise dos vídeos, a equipe Iguá Lab fará contato com as referências informadas no formulário de inscrição.
Seguindo essa análise, a equipe Iguá Lab entrará em contato com os empreendedores que tiveram seus projetos selecionados.
3ª Fase – 17/07/2018: Os finalistas farão uma apresentação presencial dos projetos selecionados para a banca avaliadora em São Paulo. Os vencedores serão escolhidos dentre os finalistas.
Todos os projetos recebidos e não selecionados receberão um e-mail agradecendo a participação. A equipe Iguá Lab não fornecerá feedbacks individualizados e personalizados.

Para participar tenho que residir em São Paulo? 2018-04-22T18:41:27+00:00

Não é necessário residir em São Paulo, mas é necessário estar presente fisicamente no dia em que os finalistas apresentarão seus projetos para a banca avaliadora. Se ausente, o empreendedor será eliminado do programa.

Os custos de deslocamento, estadia e alimentação para a apresentação dos projetos à banca avaliadora serão cobertos pelo Iguá Lab? 2018-04-22T18:43:37+00:00

O Iguá Lab, mediante aprovação prévia, poderá reembolsar as despesas dos participantes. Não serão reembolsadas despesas sem aprovação prévia.

Quem terá acesso às informações da minha inscrição? 2018-04-22T18:46:43+00:00

A sua inscrição será avaliada pela equipe Iguá Lab, nossos mentores e parceiros.

Qual o prêmio para as soluções vencedoras? 2018-04-22T18:49:25+00:00

Os empreendedores selecionados para a apresentação dos projetos à banca avaliadora terão a possibilidade de entrar para a rede de startups da Iguá, participar de uma rodada com investidores e receber mentoria com especialistas da companhia.
De acordo com critérios estabelecidos no regulamento, as startups finalistas poderão ser eventualmente investidas pela Iguá (ou sua controladora), contratadas para prestar serviços ou aceleradas para testar e escalar suas ideias.

Por que eu gostaria de ser um fornecedor da Iguá? 2018-04-22T18:51:04+00:00

Somos um dos principais operadores privados do setor de saneamento no país, estamos presentes em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações, onde atendemos cerca de 6,6 milhões de clientes. Em 2017, alcançamos receita bruta de R$ 631,81 milhões. Para a execução das nossas atividades, estabelecemos parcerias estratégicas com fornecedores de diversos segmentos e portes, desde startups até empresas tradicionais.
Além disso, aqui valorizamos o espírito empreendedor, o pensamento disruptivo e a criação de modelos replicáveis capazes de gerar valor. Estamos conectados com a cultura do teste, incentivamos o erro, agimos rápido e questionamos os modelos convencionais para criar um jeito novo de atuar, respeitando os limites regulatórios do mercado.

Por que eu gostaria de receber investimentos da Iguá ou seus controladores? 2018-04-22T18:53:35+00:00

A possibilidade de receber investimentos da Iguá ou de seus controladores pode aumentar a capacidade da sua empresa de ganhar tração para reinvestir no negócio, seja para mirar em outros mercados, por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços, seja para aprimorar a estrutura para ampliar a base de clientes.

Não fui selecionado, mas gostaria de saber das novidades do IguáLab. 2018-04-23T19:11:27+00:00

Entre no nosso site e siga a Iguá Saneamento nas redes sociais. Queremos estar sempre em contato com empreendedores que, como nós, querem fazer a diferença.

Se eu tiver alguma outra dúvida, como entro em contato com o Iguá Lab? 2018-04-24T14:43:30+00:00

Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco através do e-mail contato@igualab.com.br

INSCREVA-SE